"Destrua o mal pela raiz. Ensina a criança no caminho em que deve andar. E ainda quando for velho, não se desviará dele."
Provérbios 22:6.

Igreja, Escola E Família – Uma Aliança Estratégica Para O Reino De Deus
Situação da Educação na Sociedade
Conceito de Educação
Visão Bíblica de Educação
Visão Bíblica de Escola
Posicionamento
A Visão Bíblica de Ensino e Aprendizagem
O Significado Bíblico de Ensino e Aprendizagem
A Metodologia Bíblica para Ensino-Aprendizagem
A Escola Como a Segunda Testemunha que Fundamenta em Fé
Uma Mesma Lei, Uma Aliança
Conclusão
Educação Por Princípios – Sistema Educacional
Histórico
Conceitos e Objetivos da Educação por Princípios
Os Princípios Bíblicos Básicos
Exemplo de Aplicação dos Princípios Bíblicos Básicos
A Filosofia de Educação Cristã
Definição
Filosofia da Educação Cristã
Rudimentos do Cristianismo X Rudimentos do Humanismo
Conceitos Cristãos na Educação X Conceitos Humanistas na Educação
Conceito Cristão do Homem X Conceito Humanista do Homem
Visão Humanista: Ciência/Tecnologia X Visão Cristã: Ciência / Tecnologia
Razões Para a Educação Cristã
Efeitos da Escola Não-Cristã
Onde Estudar
Atualizado em 21/12/00

Igreja, Escola E Família – Uma Aliança Estratégica Para O Reino De Deus

Situação da Educação na Sociedade

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Vemos a questão da educação ganhando destaque crescente no cenário político e econômico do Brasil. Não bastassem os problemas locais, temos ainda sido bombardeados com pressões de diversas autoridades internacionais em relação às prioridades em nosso país, comparado a outros países emergentes. Os dados apontam para uma situação calamitosa:

Nesse contexto, educação não é questão de oportunidade ou conveniência política. É algo estratégico, visceral para o bem de uma sociedade e fundamental para que o indivíduo realize todo potencial de sua vocação. Há muito que países desenvolvidos entenderam o caráter estratégico da educação para competir no cada vez mais complexo e globalizado mercado mundial.

Conceito de Educação

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Contudo, educação não é apenas o processo de transferir conteúdos acadêmicos, mas todo conjunto de instruções, disciplinas e práticas que visam preparar a próxima geração para cumprir um ideal mais elevado. Agregar conhecimento sem dar sentido a ele, sem a implicação moral de utilidade e cumprimento de um propósito transcendente ao indivíduo, é negar a história e a própria natureza da humanidade.

Falamos de caráter, o valor interior capaz de forjar o valor exterior e superar a natureza decaída do homem. O caráter se molda a partir dos valores familiares, do relacionamento e exercício de princípios éticos que consolidem uma identidade interior.

No mundo dos negócios a ética e o sentido do bem comum tem lugar em toda empresa de sucesso que permanece. O custo Brasil seria certamente minimizado se trabalhassemos por uma nova geração de brasileiros que buscasse vencer não pela esperteza ou pelo jeitinho.

Muitos pais, educadores e psicólogos tem refletido sobre a situação da agressividade na adolescência, que cresceu assustadoramente no Brasil e no mundo. O adolescente de hoje enfrenta um mundo de drogas, violência, imoralidade como nunca antes. Os estragos em sua vida comprometem o casamento e a família, ou seja, as próximas gerações.

Nos EUA mais de 1 milhão de adolescentes engravidam por ano, com 40% terminando em aborto. No Brasil uma adolescente brasileira aborta ou tem um filho a cada 30 segundos, sendo quase metade resultante de namoro irresponsável.

O problema não é novo, porém tem piorado muito em nossos tempos pela visão moderna da criança e da educação. Os pais não tem tempo para os filhos, assim criaram artifícios para substituí-los: a televisão, o vídeo-game, a creche, a escola, a empregada, os avós, a rua.

Nesse contexto, é natural que a tarefa de educar seja ingrata, além do que a maioria dos pais hoje sente-se despreparada para fazê-Io. Em pesquisa realizada pelo Dr. Dobson há alguns anos atrás com pais cristãos nos EUA, mais de 70% reconheceram que tem dificuldades em educar seus filhos.

Visão Bíblica de Educação

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Como ficam os pais evangélicos, que tem compromisso com os elevados padrões de Deus e prezam seus valores familiares? E qual é o papel da igreja nesse cenário, em sua missão de expandir o Reino de Deus através de suas famílias constituintes?

Vemos biblicamente que os filhos são herança do Senhor (Sl 127:3 "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão."). A família é uma instituição divina, estabelecida para gerar filhos para Deus. A   Igreja foi comissionada para gerar discípulos do Senhor, que sejam filhos de Deus (Is 54:13 "Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos."). Como pais e educadores cristãos, nossa missão é fazer dos filhos discípulos do Senhor, que amem o Mestre e estejam prontos para seguí-Lo. Se descuidarmos da herança do Senhor, nossa luta será em vão.

Segundo, os filhos são a próxima geração, para continuar o chamado de Deus sobre a casa, sobre a igreja e sobre a nação. Deus espera que dediquemos tempo instruindo nossos filhos para entenderem o Seu mover em sua geração (Sl 78:4-8 " não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus."). A Palavra de Deus é o fundamento da educação de nossos filhos, ligando gerações de fiéis através da história (Hb 12:1-2 "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.").

Como pais e educadores cristãos, devemos preparar a próxima geração para cumprir o propósito de Deus na história, com entendimento e com determinação (Et 8:6 " Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela?"; At 13:36 " Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.").

Educar uma criança é trabalhar num projeto de vida, e que os pais são os responsáveis diante de Deus. Vemos que biblicamente isso é possível tendo a Palavra de Deus como fundamento e Cristo como modelo ( 2 Tm 3:16-17 " Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. "; 1 Co 3:11 " Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. ").

Visão Bíblica de Escola

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Há na Bíblia três instituições reconhecidas com autoridade outorgadas por Deus a família, a igreja e o governo civil. Porém, só aos dois primeiros cabe prover educação (Ef 6:4 " E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. " ; Mt 28:19 " Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; " ), uma vez que o governo civil jamais poderia atuar em nome da família, representando seus valores e objetivos próprios. O Estado traduz o pensamento da coletividade, partindo do princípio que a maioria está certa.

O que vemos nas escolas de hoje em geral é: desrespeito ás autoridades, falta de disciplina, desinteresse pelo aprendizado, irresponsabilidade, influência da Nova Era nos temas e nos livros, baixa qualidade do ensino, imoralidade, corrupção, etc.

A educação até os tempos de Jesus era realizada prioritariamente no lar e depois com o apoio da sinagoga para o aprendizado da lei, do tabernáculo e outras disciplinas. Depois apareceram os tutores, que podem ter dado lugar às academias particulares (Gl 4:1-2 " Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. " ).

Portanto, biblicamente escola só tem sentido como uma extensão da família, para com ela cooperar em aliança de princípios e propósito, e sob a cobertura espiritual da igreja. A visão é de famílias unidas com a benção da igreja, trabalhando na formação de uma geração consciente de seus valores e responsabilidades, capacitada para exercer seu ministério na sociedade e cumprir o propósito de Deus. Trata-se de uma aliança estratégica, para garantir a expansão do Reino mesmo no meio de uma geração perversa e corrupta.

Em todos os tempos o valor e a educação que davam à criança foram determinantes no sucesso da estratégia de um país ou comunidade. Vimos isso entre os judeus, astecas, gregos, nazistas, comunistas e outros tantos movimentos que impactaram a história.

Fomos chamados para sermos sal e luz no mundo. A Bíblia traz exemplos de jovens que fizeram diferença porque não se dobraram perante a filosofia do mundo, mas estavam preparados para cumprir o propósito de Deus em sua geração: Samuel, Davi, Josias, Jeremias, Daniel, Maria, Timóteo.

Posicionamento

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Como pais, como igreja e como cidadãos responsáveis, temos o dever de preparar a próxima geração, dando-lhe uma visão e treinando-a para alcançá-la.

Temos que resgatar o valor da criança e a união de gerações: avós, pais e jovens, todos trabalhando juntos no projeto de vida de uma criança. A criança e o adolescente que encontra um sentido nobre para sua vida não vai desperdiçá-la de maneira desordenada. A separação das gerações tem sido poderosa arma de destruição dos valores familiares, expondo a criança aos predadores sociais.

Depois é preciso valorizar o caráter na formação da criança, para o que são fundamentais o  exemplo e trabalho árduo. Caráter pressupõe uma marca, uma gravação feita a partir de um molde, daí a necessidade de exemplo consistente.

Quanto ao trabalho árduo, a própria história nos ensina que a indolência, a comodidade, a ociosidade levam o homem ao declínio moral e a improdutividade. Quando fugimos da dificuldade, ou privamos nossos filhos da dureza, estamos impactando o desenvolvimento do caráter.

Empresários poderiam estabelecer parcerias com núcleos de famílias através das igrejas, para patrocinarem uma educação pertinente, alinhada com o seu contexto e com as necessidade modernas do negócio, para produzir profissionais e cidadãos capazes de criar valor à sociedade.

A igreja teria nisso um fator decisivo para apoiar o cumprimento da grande comissão: formar discípulos e obreiros e fortalecer as famílias.

Quanto à União, caberia principalmente definir uma estratégia nacional e um conteúdo mínimo, prover infra-estrutura básica e direcionar recursos para programas específicos e supervisionar resultados.

Trata-se de uma aliança estratégica, onde cada parceiro contribui com aquilo que faz melhor, para realizar o propósito de Deus sob a mesma visão do Seu Reino.

A Visão Bíblica de Ensino e Aprendizagem

O Significado Bíblico de Ensino e Aprendizagem

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O livro de Deuteronômio foi escrito por Moisés após a peregrinação no deserto. A primeira geração tinha morrido, e agora uma geração nova, cuja maior parte não tinha lembrança da primeira páscoa, da travessia do Mar Vermelho, nem da lei do monte Sinai iria tomar posse da terra prometida. Moisés então repete o relato da história recente de Israel, e escreve novamente a aliança de Deus, os dez mandamentos, as promessas de benção e maldição, para que o livro fosse lido para o povo. Era um documento da aliança de Deus com o homem. Logo após narrar a história de Israel, ele coloca os dez mandamentos, e logo a seguir o trecho das escrituras que transcrevemos abaixo. Este trecho das escrituras era um daqueles que eram escritos em pergaminhos, e colocados em caixinhas que eram amarrados nos braços e colocado na testa pelos escribas e fariseus, num cumprimento literal do mandamento. Mas na verdade o mandamento era para ser praticado, e não apenas usado como amuleto ou "vestido". Deuteronômio 6:4-9 :

[4] Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

[5] Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda atua força.

[6] Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;

[7] tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

[8] Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.

[9] E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Podemos observar que em primeiro lugar a Bíblia nos diz para reconhecermos Deus como o único Senhor, e adorá-lo com todas as forças do espírito, alma (mente) e corpo. Como uma atitude seguinte segue-se a obediência a este Senhor, guardando a Sua Palavra em nosso coração (v.6). Estas "palavras que hoje te ordeno" que nos versículos anteriores incluíam os dez mandamentos, e a aliança de Deus com o homem, deveram primeiramente estar dentro dos corações dos pais, para que então pudessem ser ministradas aos filhos. Não se pode dar algo que não se tenha recebido primeiro, e tudo que é bom vem do Pai da luzes. Estas palavras deveriam ser inculcadas aos filhos, assentado em casa, andando, deitando, levantando. Inculcar nos dicionários da língua portuguesa significa repetir muitas vezes para imprimir no espírito (Aurélio, Michaelis). A palavra hebraica traduzida aqui por inculcar (ou ensinar, intimar) é LAMAD, e é uma palavra de grande abrangência, e representa muito bem o processo de ensino e aprendizagem que Deus estabeleceu para os país e filhos.

Lamad, traduzida por inculcar, pode ser definida como:

1. "Cortar" a mente; é a idéia de uma navalha afiada formando um canal (sulco) na mente e produzindo por meio desta incisão um padrão de pensamento.

2. Formar um estilo de vida, ou uma maneira de viver.

Temos aqui portanto dois aspectos: o aspecto interno, relacionado com o ensinar, que é o "cortar", marcar, criar um caminho que produz padrões e estruturas de pensamento, e o aspecto externo, a conseqüência disto, que nos fala da aprendizagem, que é um estilo de vida, ou uma maneira de viver.

Temos que considerar que a mente da criança, em sua formação natural, desde o seu nascimento, deixada por si só, irá produzir padrões de pensamento pecaminosos. Basta observar que não é necessário ensinar uma criança a mentir ou desobedecer.

Para que ensinemos uma criança biblicamente temos que cortar estes padrões de pensamento errados, e redirecioná-los. E isto tem qual o propósito? Produzir uma mudança no estilo de vida, uma mudança no caráter. A ferramenta adequada para cortar, e produzir este estilo de vida é a palavra de Deus. A palavra de Deus é como uma espada (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."), que corta os padrões errados e estabelece novos, Ela é o poder de Deus para renovar as mentes, para produzir um novo caminho, e padrões de pensamentos corretos, que irão produzir vida abundante, saúde, alegria, satisfação, frutos, etc.

Desta forma vemos que a palavra de Deus define ensinar e aprender com um propósito: FORMAR UMA VIDA. Trata-se de ensinar a viver, é discipulado. Estamos preocupados em formar discípulos, não acadêmicos que apenas tiram boas notas, passam de ano e ser bem informados. Trata-se de formar um estilo de vida, estabelecer uma maneira de viver, edificar um caráter, que vai produzir algo útil, que vai ser próspero, abençoar a outros e glorificar a Deus.

Vamos examinar também a definição da palavra EDUCAR, segundo o dicionário cristão Webster 1828. Segundo Webster educar é toda a série de instruções e disciplinas com o objetivo de:

1. iluminar o entendimento;

2. corrigir o temperamento;

3. formar as maneiras e hábitos da juventude;

4. e prepará-los para serem úteis no futuro, cumprindo o seu chamado na vida.

Vemos aqui novamente o processo ensinar-aprender. Ilumina o entendimento e corrige o temperamento (interno) para formar um estilo de vida que seja útil, próspero, e cumpra com o propósito de Deus (externo).

A Metodologia Bíblica para Ensino-Aprendizagem

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As palavras: assentar, caminhar, levantar, deitar  falam de coisas simples e corriqueiras do dia a dia, enfatiza a convivência, o relacionamento. Ensinar e aprender é portanto algo RELACIONAL e PESSOAL, e não técnico e informativo. Ensinar e aprender envolve obrigatoriamente um relacionamento pessoal. Nós não ensinamos matérias, nem ensinamos aulas. Ensinamos crianças, estamos treinando corações e mentes eternas. Ensinar e aprender é um processo de coração, mente para mente, espírito para espírito. É um investimento de nossas vidas. É também uma obra de fé, um trabalho de amor e uma firme esperança (1 Ts 1:2-3 "Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,"). Nenhuma criança pode aprender sem antes estabelecer um relacionamento de confiança com aquele que a ensina. O Salmo 142:4 nos declara isto: "Olha para a minha direita e vê, ninguém há que se interesse por mim, refúgio me falta, e ninguém cuida de minha alma". O que fica claro aqui é que primeiramente uma criança precisa de amor, alguém que se interesse genuinamente por ela, que lhe ofereça refúgio, consolo, companheirismo, compreensão, amizade. Então, após este relacionamento de amor e amizade, vem o desejo de que sua alma (mente) seja ensinada, cuidada, instruída naquilo que é bom.

   Assim, os pais que não estabelecem um relacionamento com seu filho não conseguem ensinar nada a eles. Eles simplesmente não podem ouví-los. O pai ou mãe que não demonstra por seus filhos amor e interesse, compreensão com suas dificuldades e limitações, não abre a porta dos seus corações. O solo não é preparado, e portanto não se podem plantar boas sementes.    Com quem uma criança está assentada em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se? Não são os pais? A chave está aqui. primeiro as palavras precisam estar no coração dos pais, para que possam ser inculcadas nos filhos. Através de um relacionamento de amor os pais abrem o caminho para marcar de tal forma a vida dos filhos pela Palavra de Deus, que produzirá neles um estilo de vida cristão, formará neles o caráter de Cristo.   A vida no lar está cheia de momentos preciosos para ensinar. É ao deitar, ao levantar, ao andar no caminho para a escola, assentado no almoço e no jantar. Eles estão aprendendo pela demonstração de seus pais, de como eles falam, reagem, resolvem seus problemas.

A Escola Como a Segunda Testemunha que Fundamenta em Fé

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Muitos pais consideram que o trabalho de ensinar deve ser feito pela escola. Delegam o mandamento de Deus e o privilégio de ensinar sua próxima geração a terceiros, e se esquivam com desculpas e compromissos inadiáveis. O mandamento para ensinar em toda a bíblia sempre foi dirigido aos pais. A palavra de Deus estabelece somente três instituições, ou três esferas de governo: a família, a igreja e o governo civil. Desta forma, a escola como instituição não existe, senão como extensão da família que lhe concede autoridade para ensinar seus filhos. Na verdade, a escola não coloca outro fundamento, mas somente pode CONFIRMAR e ESTABELECER os fundamentos que a família já tem.

A palavra de Deus nos diz que sem duas ou três testemunhas nada pode ser estabelecido (Mt 18:16 " Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça."; 2 Co 13:1 "Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida. " ; Hb 10:28 " Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés."). Dessa forma, para que uma família estabeleça seus filhos em fé, e lhes dê um propósito na vida, é necessário mais de uma testemunha. Isto também está claro em 1 Co 3:5-10 " Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica."(um planta, outro rega, aqui vemos novamente a questão de mais de uma testemunha).

Os pais precisam de ajuda. Não somente porque muitas vezes não dominam os conteúdos das matérias, não têm tempo suficiente, ou não possuem habilidade para ensinar. Mas principalmente porque a Palavra de Deus diz que com duas ou três testemunhas toda palavra será confirmada (estabelecida). Assim a escola atua como a segunda testemunha, e confirma o que os pais estão ensinando em casa. A escola faz isto através de uma abordagem de cada disciplina por um ponto de vista bíblico, identificando os fundamentos e os princípios bíblicos que as governam. Não significa que os pais vão ensinar geografia em casa e a escola vai confirmar, mas por exemplo os pais ensinam que cada coisa tem o seu lugar, e que o quarto deve ficar em ordem, e o professor na escola ao mostrar os mapas, continentes, aplica o mesmo princípio mostrando a ordem com que Deus criou o universo e a terra, e como tudo tem o seu lugar (princípio da mordomia ou administração).

Como professores numa escola cristã, fundamentamos os nossos alunos em fé com propósitos divinos. O papel do professor é fundamentar as crianças na fé que seus pais desejaram abraçar, de modo que eles cresçam firmando-se internamente nos propósitos de Deus para suas vidas.

Uma Mesma Lei, Uma Aliança

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Podemos observar portanto que para que este processo de ensino e aprendizagem ocorra, a família e a escola devem estar sob uma mesma lei, e dentro de uma mesma aliança. O que a criança aprende em casa é confirmado na escola, e o que ela aprende na escola deve ser reforçado em casa. Ambos, lar e escola, devem estar fundamentados sobre os mesmos princípios, para que haja consistência no que for produzido. Está consistência produzirá na vida da criança equilíbrio, segurança, e frutificará positivamente em boas obras, em mudança de atitudes, em desenvolvimento espiritual, mental e físico.

Todavia, uma série de pequenas coisas pode atrapalhar este processo. Se a criança em casa recebe um tipo de treinamento, e na escola outro, estamos plantando dois tipos de sementes, e uma irá enfraquecer a outra. A criança pode ficar confusa, e não saber discernir o que é certo e errado, qual é o padrão a ser seguido. Se ela em casa pode ter atitudes que na escola não pode, isto certamente acarretará conflitos, e o processo e ensino-aprendizagem fica totalmente comprometido.

Os pais podem facilmente treinar negativamente seus filhos, de maneira não intencional:

Exemplo 1: Se ao darmos uma ordem a nosso filho, ele não responde na primeira, nem na segunda, mas somente quando elevamos o tom de voz ele nos ouve, estamos treinando eles para obedecerem e darem atenção somente quando o tom de voz é elevado. Então na classe o professor não consegue a atenção e a obediência do aluno a menos que ele eleve a voz. E um professor não deveria elevar a voz, muito menos os pais.

Exemplo 2: se em casa a criança não faz a lição de casa, ou se delonga nisso, ou sempre acha uma desculpa, e os pais não corrigem, ela também não fará as atividades em sala, não dará importância a concluir as suas tarefas, e a conseqüência é um baixo rendimento.

Exemplo 3: se uma criança não tem limites em casa em suas brincadeiras, na escola também causará problemas durante o intervalo, ou mesmo em sala não consegue discernir o limite para parar de falar, leva tudo na brincadeira.

Exemplo 4: se os pais estão sempre muito ocupados para ver o caderno de seu filho, e não os incentiva e elogia positivamente, apreciando o esforço e reconhecendo a melhoria, os filhos não se preocuparão em mantê-lo bem organizado e limpo e valorizá-lo.

Exemplo 5: uma criança que não tem horário regular para fazer lição de casa, dormir, acordar, etc.,ou que os pais não prezam os horários de seus compromissos, não valoriza o fazer as coisas dentrodo prazo estipulado, não atenta para os horários de início e fim de uma aula, sempre acha que se pode deixar para depois.

Conclusão

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É necessário que em casa e na escola vivamos sob um mesmo governo, o de Deus, e debaixo dos mesmos princípios, que vão orientar nossas atitudes e ações, que se constituem na base do nosso relacionamento e senso de justiça. Então nossas crianças terão duas testemunhas fiéis a lhes falar as mesmas coisas, e solidamente mostrar-lhes o caminho a seguir, e estabelecer suas vidas em fé, preparando-os para a vida futura.

Baseando-se num relacionamento de amor, tanto o lar como a escola irão ensinar usando a palavra de Deus como fundamento, que penetra no entendimento e vai produzir padrões de pensamento que irão gerar um estilo de vida produtivo, irrepreensível, justo. Como resultado teremos adolescentes e jovens que sempre saberão como aprender mais, serão capazes de autogovernar e não precisarão de contínuo controle externo de outros, ocuparão posição de destaque por sua erudição e conhecimento, e sempre usarão o raciocínio reflexivo (não serão dirigidos por impulsos) e se fundamentarão na Palavra de Deus para tomar as decisões e rumos de suas vidas.

Bibliografia : Apostila do VI Workshop de Educação Cristã de 1997.

Realização: AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios.

End. Eletrônico: www.aecep.org.br

Educação Por Princípios – Sistema Educacional

Histórico

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Verna M. Hall e Rosalie Slater pesquisaram a história cristã americana desde 1940, buscando na fonte através de sermões, documentos públicos da época dos fundadores e as cartas das mulheres colonizadoras. Descobriram a providência de Deus na história americana e os 150 anos de educação em princípios bíblicos de governo.

A partir desse trabalho, trouxeram à luz o método bíblico histórico de raciocínio e anotações, que foi fundamental na educação colonial na época da Constituição. Foi fundado então o ministério da F.A.C.E. - Fundação para a Educação Cristã Americana.

Vários outros ministérios surgiram a partir deste, explorando os conceitos e aperfeiçoando a  prática do que foi chamado de Educação por Princípios (Principle Approach Education).

A definição de Educação por Princípios, como encontrada no livro Teaching and Learning, de Rosalie J. Slater, é: "Método cristão histórico americano de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar".

A partir daí, foi estruturado o sistema educacional de Educação por Princípios, implicando em:

Conceitos e Objetivos da Educação por Princípios

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Princípio é definido semanticamente como "origem, causa primeira, aquilo do que algo procede".No contexto de educação, refere-se a um padrão de pensamento, um referencial básico. Está intimamente ligado ao conceito de semente.A semente contém "o todo da planta de forma embrionária", que irá se manifestar posteriormente. Todo princípio tem uma natureza interna e outra externa, sendo esta (efeito) a manifestação daquela (causa) ( Pv. 4:23 " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."; Pv 23:7 " Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. " ; Lc 6:45 " O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.").

Interno

Externo

Dentro, interior, pertence ao coração.

Fora, exterior, oposto ao interno.

Causa

Primário

Invisível

Efeito

Secundário

Visível

Dessa forma, o educador deve enfocar o "coração", o núcleo do assunto, os rudimentos a que os fatos estão subordinados, e cultivar o coração do estudante, caráter e vontade, a partir do que o ambiente, as circunstâncias e a sociedade são apenas efeitos.

A Educação por Princípios aborda todas as áreas da vida sob uma perspectiva cristã, fundamentada na aplicação de princípios bíblicos. Visa treinar a mente para pensar de acordo com os padrões de Deus e ampliar o alcance do entendimento (2 Co 10:3-5 " Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, "; Hb 5:14 " Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.").

Pode se dizer de maneira abrangente que Educação por Princípios implica:

Os Princípios Bíblicos Básicos

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A Bíblia não enumera uma lista de todos seus princípios, pois Deus deseja que esquadrinhemos suas verdades eternas Pv 25:2 " A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.".

Um princípio bíblico básico é uma semente de verdade eterna da Palavra de Deus, que expressa Sua natureza e nos ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente Cl 1: 16-18 " pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia," .

É preciso, contudo, cuidado para não converter os princípios bíblicos básicos em nossa única fonte de verdade, restringindo a atuação e revelação de Deus. Devemos ensinar a partir da natureza de Deus e não acerca dela. "Porque Ele é santo ...".1 Pe. 1:16 " porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. "

Não se deve forçar um princípio bíblico dentro das matérias acadêmicas, mas sim enfatizar aqueles que possamos distinguir e entender, expressando naturalmente a realidade de Cristo (Rm 11:36 " Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! "; "2 Co 3:6 " o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.").

Exemplo de Aplicação dos Princípios Bíblicos Básicos

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Princípio

Interno

Extremo

Externo

Extremo

Equilíbrio

Soberania

poder

"Eu não planejo, tão somente sou guiado pelo Espírito"

forma

"O Espírito de Deus sempre trabalha dentro de meu plano. Não gosto de mudanças"

"Vou planejar meu dia, mas serei sensível à direção do Espírito"

Individualidade

unidade

"Farei o que é correto aos meus próprios olhos"

diversidade

"Farei o que é correto aos olhos do grupo, para ser aceito"

"Farei o que é correto aos olhos de Deus, ainda que isto implique em faze-lo sozinho"

Governo

auto-governo

"Eu não respondo a ninguém, a não ser a Cristo e não necessito de acompanhamento de ninguém"

lar, igreja e governo civil

"Constantemente busco controle sobre os demais, através da manipulação e da intimidade"

"Quanto mais controle interno demonstro, menos controle externo necessito. Nas áreas em que sou fraco, reconheço minha necessidade de autoridade externa"

Caráter

"Qualquer coisa que acontece é da vontade de Deus"

obras

"Se eu trabalhar duro e for organizado, disciplinado e sofrer por Cristo, ai então serei ungido"

"Eu me esforço por ceder ao Espírito de Deus, demonstrando minha fé através de minhas obras"

Mordomia

consciência

"Eu não deveria ser produtivo, já que muitos têm tão pouco. Quanto manos tenho para cuidar melhor, e provocarei menos culpa e condenação nos outros"

propriedade

"Quanto mais possuo, mais respeitado e honrado sou por Deus, e portanto, também pelos homens"

"Eu serei produtivo com todos os meus recursos e assumirei minha responsabilidade de dar a outros, de forma a ajudá-los a serem independentemente produtivos"

Semeadura e Colheita

semente

"Somente crescerei conforme me exponha às condições ideais, esperando que Deus trabalhe por mim, sem necessidade de qualquer preparo de minha parte"

fruto

"A unção de Deus e as boas ações sempre estarão à disposição quando eu necessitar. Assim, não preciso me preocupar com nenhum tipo de disciplina"

"Crescer em Cristo toma tempo e deve incluir arar o coração, uma boa semeadura (Palavra de Deus) regar e podar, antes que o bom fruto apareça"

Pacto

unidade

"Não posso unir-me com ninguém, pois isto destruiria minha liberdade. E também não estou de acordo com ninguém, já que sou parte de um pequeno remanescente que ainda serve a Deus"

união

"Meus compromissos e lealdade estão direcionados para a igreja e o Estado como instituições, para produzir paz e não causar qualquer comoção"

"Buscarei unir-me num pacto com aqueles com quem estou de acordo em princípios, limitando o pacto ao propósito de tal união"

Parent Teacher Manual, Paul Jehle

A Filosofia de Educação Cristã

Definição

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Filosofia é a fonte, a razão das idéias, razão e explicação do por que alguém deve fazer algo, os princípios que irão dirigir a realização das idéias.

  Para um cristão a razão de fazer algo é o "amor a Jesus Cristo". "...Cristo é o poder de Deus, e sabedoria de Deus", I Co 1 :24b.

Biblicamente entendemos que existem duas filosofias básicas: uma centrada no homem, nos valores do mundo - Humanismo; outra fundamentada em Cristo - Cristianismo (Tg 3:13-17 "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. "; 1 Co 3:11 " Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.").

O Humanismo, ou a divindade do homem, promove o existencialismo, o comunismo, o evolucionismo. O Cristianismo coloca Cristo como fonte de toda revelação e poder. São perspectivas opostas entre si.

Filosofia da Educação Cristã

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O por quê? de Educação Cristã é a sua filosofia.

A filosofia de Educação Cristã, é obedecer os mandamentos da palavra de Deus a partir do nosso amor por Jesus.

A filosofia educacional de uma geração será a filosofia de governo da próxima geração.

A educação segundo a filosofia cristã deve ter a Cristo como fundamento e modelo, baseada na Palavra de Deus. Visa equipar a pessoa a cumprir o propósito de Deus na sua vida (2 Tm 3:14-17 " Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.").

A filosofia (o porquê) deve ser a base para definir a metodologia (o como) e o currículo do sistema educacional ( o quê) , de forma a ser consistente e eficaz (1 Co 3:10 " Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.").

Assim, numa filosofia de educação cristã, o currículo visa a exaltação do Senhor em cada área do conhecimento; a metodologia é o meio, baseada nos métodos do Mestre Jesus, de uma forma pessoal.

Humanismo X Cristianismo

Uma das estratégias fortes do Humanismo é compartimentar o conhecimento, separando no processo de educação, o todo em várias partes, descaracterizando assim o plano de Deus e Seu propósito na criação.

Entender o sentido bíblico da educação é essencial para não ser confundido com a visão humanista. O que alguém crê sobre Deus, homem e governo configura muito de sua filosofia de educação (Pv  23:7 " Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.").

Toda filosofia de governo é sustentada por uma filosofia de educação. A separação entre a declaração de fé (sagrado) e o sistema educacional ("secular") não é bíblica. O professor na classe expressa quem o quê o governa, sob que autoridade ele ensina.

A visão de governo começa em casa, passa pela igreja e pela sala de aula, e manifesta-se no governo civil, "Só a Bíblia, com a visão do governo descentralizado de Deus através do homem, pode produzir genuína liberdade. O homem que despreza a divina autoridade deste livro se torna presa de toda sorte de engano e desordens públicas a que a sociedade está sujeita".(Prefácio na Bíblia, por Noah Webster).

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Rudimentos do Cristianismo Rudimentos do Humanismo

Pessoa

Centrado em Cristo na deidade de Jesus

Centrado na deidade do homem

Governo

Deus é o soberano

O Homem é o soberano

Universo

O universo foi divinamente planejado, criado e sustentado (Cl 1:16-17 " pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.")

O Universo existe por si mesmo, a origem é natural

Verdade

Toda verdade vem de Deus e tem sido revelada a nós por Deus. Isto é absoluto "Eu sou o caminho a verdade e a Vida", disse Jesus

Toda verdade é descoberta está constantemente mudando

Realidade

Deus é a realidade final

Matéria ou energia é a realidade final (dinheiro, ter em vez de ser)


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Conceitos Cristãos na Educação Conceitos Humanistas na Educação

Responsabilidade de Educação

Os pais têm responsabilidade (Dt 4:9-10 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando o SENHOR me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.";Ef 6:4 "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.")

O estado, ou seja, o governo, tem esta responsabilidade.

O professor

É chamado por Deus para ensinar e d’Ele receber o dom (Ef 4:11 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,"; Rm 12:7 "se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;")

O professor é um guia para as experiências de aprendizagem do aluno

O ensino

É visto como um ministério

É uma profissão

O aluno

É a imagem de Deus mas, na condição de pecador, precisa ser redimido (1 Co 2:14 "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.")

O aluno é basicamente bom e não necessita de um salvador

Objetivo

Desenvolvimento integral do aluno

Desenvolvimento social do aluno

Disciplina

Tem que ser em amor porque a criança é a imagem de Deus, mas com firmeza por causa da sua natureza pecadora.

Permissiva, não há limites.


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Conceito Cristão do Homem Conceito Humanista do Homem

Sua origem

O homem foi criado a imagem de Deus e está agora numa condição pecaminosa (Gn 1:27 "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.").

O homem é uma forma mais alta de vida em evolução.

Seu destino

O destino do crente é o céu. O destino do que não crê é o inferno.

A sepultura é o final para o homem.

Sua situação

O homem pecou e necessita de um salvador "Todos pecaram". Por meio de um só veio o pecado (Adão).

O homem é simples e primitivo mas esta em processo de melhoramento.

Salvação

A Salvação do homem é um dom de Deus através da graça "Isto não vem de vós, é dom de Deus".

A Salvação do homem é alcançada pelo próprio esforço.

Transformação

O homem é para ser transformado de dentro para fora por Deus "Deus vê o coração, o homem vê o exterior". (A causa de suas ações é o coração).

O homem deve ser transformado de fora para dentro por homens e pelo ambiente.

Progresso

Para o homem progredir, necessita alternar seu caráter interno para afetar seu ambiente externo.

O progresso para o homem implica alternar seu ambiente para converter-se numa pessoa boa.

Mente

A mente do homem foi desenhada para raciocinar a partir de absolutos, princípios invisíveis, e situações visiveis.

A mente do homem foi envolvida, raciocina a partir do temporal, situações visíveis, com respostas simples e imutáveis na vida.

A Meta

Uma nova criatura; nascer de novo

Mudar a sociedade.

Responsabilidade

A responsabilidade básica do homem é aprender a dar.

O alvo básico na vida é aprender como obter.


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Visão Humanista: Ciência/Tecnologia Visão Cristã: Ciência/Tecnologia

A tecnologia justifica-se a si mesma, sendo uma das chaves para a salvação evolucionária.

A ciência está descobrindo o plano da criação de Deus e utilizando-o em benefício da humanidade.

A ciência define as leis.

A ciência descobre a ordem que Deus já introduziu no sistema.

Toda a realidade e vida pode ser explicada em termos materialistas, excluindo quaisquer idéias sobrenaturais (humanismo cecular).

A vida só pode ser definitiva em função de Deus, incluindo os aspectos sobrenaturais e espirituais.

O universo pode ser explicado como matéria mais tempo mais acaso, e é "controlado" pelo processo natural da evolução.

O universo é explicado através de um Deus criador que dirige providencialmente tudo que se refere ao universo.

Razões Para a Educação Cristã

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Para os pais e educadores cristãos e lideres da igreja prover uma educação cristã consistente não se trata de preferência e sim de obediência à vontade de Deus.

Algumas razões para a educação cristã como obediência a Deus são:

Porque uma Escola Cristã

Agora fica mais fácil entender por que uma escola cristã. Se as razões forem apenas: ambiente mais saudável, isento de palavrões, drogas ou prostituição; compatibilidade doutrinária (ex.: criacionismo vs evolucionismo); maior compromisso com resultados acadêmicos; ordem e disciplina superiores; etc., serão apenas conveniência ou preferência, que diante das dificuldades, não prevalecerão.

As razões corretas para se pensar numa escola cristã estão, em primeiro lugar, diretamente ligadas ao que entendemos anteriormente por educação cristã.

Somente uma escola constituída com base nessa mesma perspectiva bíblica pode apoiar as famílias no processo educacional, acrescentando o recurso profissional específico e caminhando sob a supervisão dos pais (Gl 4:1-2 "Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.").

Efeitos da Escola Não-Cristã

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Em contrapartida, percebemos que a educação anti-cristã, ou aquela provida por escolas que não tem qualquer compromisso com os valores morais e espirituais dos pais, apresenta os seguintes perigos:

Pressão do meio anti-cristã - o ambiente e o governo de uma escola secular, principalmente a pública, são massacrantes para a mente imatura da criança. Não se pode esperar que uma criança saiba discernir sempre o que é bíblico e se posicionar, num ambiente hostil onde ela foi colocada pelos pais. (Sl 1:1-3 "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido."; Sl 144:11-12 "Livra-me e salva-me do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade. Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio;").

Aprendizado pela pressuposição - muitas coisas são ensinadas por influência, sem que a criança possa perceber. O sistema educacional humanista acaba sutilmente moldando a forma de pensar. Algumas das pressuposições para vencer na vida são: enganar, zombar, agredir, vangloriar-se, paquerar, ficar rico, ser famoso, fazer política, depender do governo civil, ser independente, etc. (Jr 9:23-24 "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."; Pv. 28:26 " O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.") .

Decadência moral - nesses ambientes é ensinado o relativismo moral, ou seja tudo depende de escolha e circunstâncias, independente das conseqüências. Por exemplo, a forma como é tratada a questão da AIDS. Toda posição radical tende a ser vista com desprezo. (Is 5:20-21 "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!")

Agressão física - muitas vezes as crianças são ameaçadas, agredidas, humilhadas e até violentadas, dentro de uma certa naturalidade.

Ataque espiritual - proliferam o esoterismo, o ocultismo e o ateísmo, muitas vezes até patrocinados pela escola.

Desenvolvimento intelectual - é notória a deterioração do padrão de ensino, particularmente nas escolas públicas. Isso deve-se não apenas à falta de visão de educação mas também à natureza decaída dos educadores envolvidos.

Devemos honrar a Deus educando nossos filhos segundo Sua vontade. O cristianismo oferece algo muito superior, tendo a Cristo como modelo e a Palavra de Deus como fundamento. Como pais, educadores e líderes da igreja, devemos dar a melhor educação para as crianças, a qualquer preço (Os. 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.").

Bibliografia:Apostila do VI Workshop de Educação Cristã de 1997.

Realização: AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios .

Endereço Eletrônico: www.aecep.org.br

Onde Estudar

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Se você deseja encontrar uma escola por princípios bíblicos mais próxima de você, ou tornar sua escola uma escola de princípios bíblicos, ou adquirir material didático, ou encontrar mais informações, então visite a pagina da AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios no endereço eletrônico www.aecep.org.br. Jesus é o Senhor. Amém.